top of page
  • Foto do escritorDiacuy Mesquita

Meu Pai


Na semana do dia dos pais, lembro com clareza da ultima vez que vi meu pai, eu sabia que era a ultima vez, não me perguntem como, mas eu sabia.

No dia que ele morreu, escrevi essa crônica, espero que gostem:

Você se foi 14/08/2009

Faltava pouco pra eu voltar.

Lembrarei sempre de você, com as camisas coloridas, camiseta hering branca por debaixo, boina vermelha na cabeça, sabonete Phebo aquele preto, água de colônia depois da barba que era feita com espuma bozzano, pincel e gilette daqueles aparelhos que se colocam as lâminas, este era seu cheiro. Cheiro de pai. Quando eu viajava trazia pra você os óculos mais bacanas que encontrava , seus amigos passavam para te ver na banca de jornal e diziam: - E aí Boy? Era ver engracado te ver aos 70 anos ser chamado de Boy.

Você adorava, estiloso que só.

PAI, ai como é gostoso poder dizer "pai", como é bom poder chamar alguem assim: Ôhhh pai!

Só agora eu sei.

Quando me avisaram que você se foi, falei para os meninos ( o Paolo está viajando):

- Gente a mamãe vai sair um pouquinho, preciso ficar sozinha, fiquem aqui , tem coca na geladeira, pode tomar as dez latas se quiserem, pode pular na cama, ligar a tv no volume mais alto até os vizinhos enlouquecerem, pode tomar banho de banheira e fazer guerra de espuma até alagar o apartamento inteiro, mas por favor não briguem, não pulem da janela, não acendam fósforo, não peguem em faca, se quando eu chegar vocês estiverem vivos, eu compro um sorvete pra cada um.

O Pietro me perguntou: - Mãe você esta doente?

- Nao só estou triste.

Os dois em coro: - Mãe vamos com você.

- Não senhor pode ficar aqui. Quando o seu pai morrer eu deixo vocês fazer o que quiserem, ir para onde der na telha. Agora está na minha vez.

Eles nao tiveram coragem de me responder. as vezes fico me perguntando que opinião meus filhos, seus netos têm ao meu respeito.

Peguei a bicicletra e fui até praia...

Fiquei observando as pessoas e pensando em você. Tudo me faz lembrar você. Me segurei para nao ir atrás das pessoas: - Hein vc tem pai? Seu pai já morreu? Você estava perto dele? Demora muito pra passar tudo isso? Seu pai tambem te dava bronca? Contava historias engracadas, te faz rir só com uma frase?

E quando eu via um velhinho, tinha vontade de perguntar: - O que vc comeu para não ter um AVC, existe alguma simpatia para não morrer aos 83 anos? Sua filha deve te amar, sabe o senhor não me conhece mas eu te admiro muito, você nao morreu, não fez sua filha chorar. Bem, o papo está bom mas tenho que ir, comporte-se tente nao morrer, eu tambem vou tentar.

Lembro de voce com sua melhor roupa em dia de eleição, sempre votando na esquerda, como você sempre dizia: - Só voto em perdedores. Quando o Lula ganhou você chorou, eu não estava ao seu lado, estava muuuiiiito longe, como não estava ao seu lado no seu aniversario de 80 anos. Assim como ontem você foi embora e eu não estava ao seu lado. Só queria passar uma tarde inteira contigo pedindo pra você me contar seus causos.

Nunca mais suas historias, suas piadas, seus conselhos ( que nunca ouvi por sinal)

Lembro-e que aos 15 anos quando eu queria sair com minhas amigas a noite, você dizia:

- Bom programa faz, quem em sua casa está em paz.

Hoje talvez eu escutasse este conselho, mas pô pai sinceramente aos 15 anos a gente quer tudo, a última coisa que queremos ter, é paz!!!!

Quando eu voltei da praia ( não se preocupe, seus netos estão vivos), aquela vizinha antipática do apartamento ao lado, aquela italiana que vive na Alemanha, veio me perguntar:

- Desculpe senhora, mas vi que no térreo tem marcas de sapato de alguém que pisou em algo que parece cocô. Por acaso foi a senhora?

Ah pai, pelo amor de Deus! Voce morre e a mulher vem me perguntar se eu pisei na merda? Tenha dó né! Não respondi, não disse nada, só olhei para cara dela, não disse um palavrão por respeito a você, poderia tê-lo dito em italiano e espanhol ( no fundo no fundo você ficaria orgulhoso), porém me calei. Talvez se eu soubesse alemão....

Bom é isso aí. Eu queria o teu colo, queria te dar colo, pentear seus cabelos, nunca vou me esquecer da sua barriga grande e peluda, fazer o que? Vou viver a vida com você dentro de mim, contando suas historias para seus netos.

Te amo tá., nao se esquece te amoooo.




77 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

댓글 2개


ednareis12
2023년 10월 04일

São 4h da manhã. E, eu, estou como?

chorando 😢

좋아요
Diacuy Piccione
Diacuy Piccione
2023년 10월 26일
답글 상대:

Ahhh quando for chorar que seja no meu ombro.

좋아요
bottom of page